Nossa Palavra – Fiéis participam de Missa, Procissão e Celebração de Corpus Christi

Compartilhe esta notícia:

Na quinta-feira, dia 16, os católicos celebram a festa do Corpo de Cristo. Para a Igreja Católica é dia de Corpus Christi, um dia marcado por missas, adoração ao Santíssimo Sacramento e pelas procissões que são realizadas.

Pela tradição, os moradores costumam enfrentar o frio típico da madrugada de quinta-feira para a confecção dos tapetes que decoram a cidade.

Figuras de Jesus Cristo, da Santa Ceia e da Virgem Maria, entre outros símbolos devem ser montados com produtos, com flores, serragem e pó de café.

Os tapetes são confeccionados, com apoio da comunidade, servidores públicos, fiéis, comerciantes e Prefeitura, através das Secretarias Municipais.

Em Taquaritinga, o dia de Corpus Christi se tornou um dos mais tradicionais eventos religiosos da nossa região e do Estado. A celebração principal acontece, com a missa, às 16h, na Igreja Matriz de São Sebastião e logo após a procissão.

Conduzida pelo pároco da igreja e seguido por centenas ou milhares de pessoas, a caminhada é realizada em ruas centrais da cidade, até chegar no Santuário de Nossa Senhora, onde será colocado um extenso tapete confeccionado pela população.

A data ocorre na segunda quinta-feira a seguir ao Domingo de Pentecostes e, portanto, celebra-se anualmente entre os 21 de maio e 24 de junho.

No Brasil, a procissão de Corpus Christi foi trazida pelos portugueses no período colonial. A tradição de decoração das ruas começou na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais.

Compartilhe esta notícia: